//FERNANDO PESCIOTTA// Comércio e agenda verde



O presidente Lula desembarcou na noite desta quinta-feira (9) em Washington para uma visita de três dias. O ponto central da agenda é a reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden.

A viagem de Lula ocorre num momento próspero das relações e alinhamento dos governos dos EUA e do Brasil, segundo especialistas.

Para eles, a visita de alto nível inaugura uma nova fase da agenda bilateral, que nos próximos quatro anos deve ter o meio ambiente como um dos principais eixos.

Temas como defesa de princípios democráticos, medidas para estimular o comércio exterior e a inserção do Brasil em novas cadeias de valor devem dominar as conversas e pautar as relações bilaterais nos próximos quatro anos, acrescentam os especialistas, que veem oportunidade de aproximação inédita desde a década de 1990.

No encontro previsto para esta sexta-feira, Biden deve anunciar a entrada do país no Fundo Amazônia, desejo manifestado também pela França.

Para Walter Ringwald, diretor do francês BNP Paribas, a mudança de governo e da política ambiental no Brasil faz o País voltar à agenda de investidores globais. Segundo ele, houve uma melhora na percepção dos investidores sobre o Brasil com o começo do governo Lula.

Vão se confirmando as expectativas iniciais, de que o crescimento econômico sob Lula tem tudo para valorizar iniciativas de respeito ambiental, energia limpa e produção zero carbono.

É a plataforma econômica mais moderna do mundo, desejo de consumo de diversos países e que deve ser a alavanca da economia brasileira com efeito multiplicador: quanto mais o País confirmar essa tendência, mais atrairá recursos.

---------------------------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com




Comentários