//CIDADE// Prefeitura reforça elogios ao seu Carnaval, mas moradores criticam modelo



A prefeitura compartilhou em suas redes sociais depoimentos de apoio ao Carnaval "família" de diversos secretários municipais, além do chefe da Guarda Civil Municipal, Marcelo Bocato, e do diretor de Cultura, Oscar Brolezi.

Os titulares das pastas da Saúde, Ricardo Missono, do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Carlos Tavares, dos Esportes, Danilo Mainente, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Berenice Del Buono, da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Danilo Jorge Garcia, e também o da Fazenda, Marcelo Albertini, fizeram um balanço positivo do evento e foram unânimes no agradecimento ao prefeito Elmir Chedid pelo novo formato.

O diretor de Cultura avaliou que o novo formato resgata a essência do Carnaval de Serra Negra. "Para quem viu o que a gente já teve no Carnaval no passado, com blocos, marchinhas, muita alegria, sempre com aquilo muito gostoso, o que a gente viu nesse Carnaval foi o retorno", afirmou Brolezzi.

O diretor de Cultura considera que os eventos dos últimos anos estavam descaracterizando o Carnaval da cidade. "Aquilo que a gente estava caminhando, estava seguindo, aos olhos da cultura, não era a cultura da nossa região. Ela foi se incorporando e tomou uma dimensão muito grande", disse. 

Brolezi acenou, no entanto, a grupos carnavalescos interessados em se adequar ao novo formato. "Daqui para frente, tanto nós da cultura, como o turismo, enfim vários setores da prefeitura, vão conseguir ajudar até aquelas instituições que possuem uma característica carnavalesca de essência a conseguirem se formatar", afirmou. Ele disse que respeita os críticos ao modelo atual, mas avalia que eles desconhecem as mudanças no Carnaval da cidade.

"Consigo ver aí as pessoas que discordam, mas tenho a impressão que essas pessoas não presenciaram a transformação da nossa cultura carnavalesca e o resgate de um carnaval local de essência local, isso é muito importante", afirmou.

O secretário de Saúde informou que as ambulâncias registraram menos de dez ocorrências e que o número de atendimento no Hospital Santa Rosa de Lima ficou abaixo da média nos quatro dias de Carnaval. O secretário elogiou o novo formato. "Carnaval família que a administração proporcionou com perfil distinto, que não só para os turistas, comerciantes, mas para a população, a gente teve a aprovação", disse.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico informou que os comerciantes de diversos segmentos foram consultados sobre o modelo de Carnaval adotado com o foco nas famílias. "As lojas venderam bem, os restaurantes venderam bem e também os bares, as sorveterias e os hotéis de Serra Negra. Conseguimos gerar emprego e renda, para a cidade e para os munícipes e com isso garantimos diversão sadia para os turistas que nos procuram. Serra Negra ficará marcada como lugar seguro e para toda a família", concluiu.

A secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural avaliou que o trabalho de sua equipe durante os quatro dias ajudou a evitar atos de vandalismo contra os jardins da cidade. O secretário da Fazenda, Marcelo Albertini, acredita que o trabalho de sua pasta impediu a ação de "aventureiros que aproveitam férias, feriados para lucrar em detrimento do comércio legal". "O formato de Carnaval família foi um sucesso. O evento trouxe emprego", concluiu.

O secretário de Esportes comemorou a passagem de pelo menos 300 crianças por dia nos locais de atração infantil. O chefe da Guarda Civil Municipal, comemorou a total ausência de casos de ocorrências com abuso de uso de drogas e bebidas alcoólicas e qualificou o resultado como espantoso. "Tivemos um Carnaval diferente, um Carnaval família, não tivemos encrencas, brigas, roubo, realmente foi espantoso", afirmou

Críticas e sugestões

As críticas e sugestões de moradores nas redes sociais, no entanto, prosseguiram depois do Carnaval. Um pai de adolescente que teve de sair na madrugada para buscar o filho na cidade vizinha criticou o descaso da população com esse público jovem. "Tenho dois filhos adolescentes que não tiveram uma opção de lazer no feriado. Sou morador e consumo no comércio local o ano todo, mas meus filhos são menos importantes que a velharada, que só consome uma vez por ano? Tivemos que levar meu filho pra Amparo e ir buscar uma hora da manhã, porque não tem opção pra um adolescente de 17 anos, morador da cidade. Alguém desta administração já foi jovem?", perguntou o morador.

Comerciantes também se queixaram do formato. "Infelizmente tenho um comércio na Avenida e este formato de Carnaval não funcionou. Senti no meu bolso, ainda falta um dia mas estou muito longe de bater a meta de 2020", afirmou um comerciante nas redes sociais da prefeitura. "Faltou uma banda de axé começar mais cedo das 20 às 23hs, muito pouco tempo. Este ano paguei funcionário a toa", reclamou.

As principais sugestões apresentadas pelos moradores foram o apoio da prefeitura à formação de blocos carnavalescos nos bairros da cidade e a contratação de trios elétricos no período da noite para a diversão do público mais jovem e que aprecia o Carnaval.

"O que custa meter um trio elétrico na Laudo Natel ou chamar uma banda que toque músicas para quem tem menos de 50 anos de idade? A realidade é que essa prefeitura não liga pro jovem, por isso todos saem dessa cidade em busca do mínimo que não possuem acesso aqui", afirmou um jovem na página do Facebook da prefeitura.

Nem o prefeito Elmir Chedid nem os secretários responderam diretamente às reivindicações e sugestões dos moradores. 



Comentários