//CIDADE// Associação comercial lança campanha para lojas ficarem abertas até mais tarde



A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Serra Negra (Acia) lançou a campanha "Natal Aberto" para convencer os comerciantes a permanecer com as portas abertas até às 20 horas, a partir do dia 9 de dezembro.

A iniciativa da entidade visa estimular turistas e consumidores da cidade e de municípios do Circuito das Águas Paulista a fazer suas compras de Natal em Serra Negra.

A Acia está realizando também um concurso para premiar a melhor decoração de Natal de vitrines, fachadas de residências, hotéis, restaurantes, bares e atrativos turísticos.

Serão distribuídos cerca de R$ 10 mil em prêmios entre os vencedores. Os interessados podem se inscrever até dia 18 de novembro no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqqEJXV3svZ6j_Rt68T0nTLbsrgUtNBZ3MCpIw59nx6taoww/viewform.

A campanha "Comércio Aberto" é mais uma tentativa das lideranças empresariais do município de convencer os lojistas a estender o horário de funcionamento durante o período de vendas de Natal. A tentativa em anos anteriores não obteve sucesso.

A maior dificuldade de manter as portas abertas além do horário comercial é a falta de mão de obra disponível. Os lojistas argumentam que os empregados nem sempre estão dispostos a fazer hora extra nesta época do ano.

O presidente da Acia, Tiago Jardim, explicou, em reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que a ampliação da jornada de trabalho causa insatisfação em parte dos funcionários, comprometendo a qualidade do atendimento. “Muitos lojistas preferem fechar a perder clientes”, afirmou.

Comerciantes entrevistados pelo Viva! Serra Negra argumentaram ainda que temem movimento fraco e aumento dos custos com o pagamento de horas extras. 

Movimento fraco

As vendas do comércio da cidade, desde o início de novembro, têm sido prejudicadas pelos atos antidemocráticos promovidos em algumas cidades brasileiras contra o resultado das eleições presidenciais. Em Serra Negra, eles foram realizados nos dias 2 e 3 de novembro. 

O faturamento ficou abaixo das expectativas tanto nos dois feriados de Finados, dia 2 de novembro, quanto no da Proclamação da República, 15 de novembro. A expectativa de lojistas é de aumento de vendas se as manifestações perderem força nas próximas semanas.

O presidente da Acia, no entanto, avalia que os consumidores estão deixando para gastar nas festas de fim de ano. “Acredito que as vendas fracas nos feriados se devem às manifestações e também por conta da proximidade das festas de fim de ano, acredito que o turista acaba aguardando”, concluiu.

O Viva! Serra Negra lançou uma enquete para saber qual é a opinião da população sobre a extensão do horário de funcionamento do comércio. Clique e dê sua opinião: https://www.vivaserranegra.com/2022/11/clique-e-vote-voce-e-favor-da-abertura.html



Comentários