//PANDEMIA// Vacinação contra covid-19 na cidade está abaixo do desejável, diz secretário



O secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, informou, na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, dia 25 maio, que os índices de vacinação em Serra Negra estão abaixo do desejável. A prefeitura, porém, não tem divulgado novas informações sobre a vacinação contra a  covid-19.

Serra Negra já está oferecendo a vacina aos menores de 18 anos que ainda não tomaram a terceira dose, na Unidade de Saúde da Família Dr. Firmino H. Cavenaghi. A informação não foi divulgada para a imprensa. O Ministério da Saúde já liberou a quarta dose para as pessoas com mais de 50 anos. Até sexta-feira, dia 3 de junho, a quarta dose ainda não estava disponível para os moradores com mais de 50 anos.

O Viva! Serra Negra enviou na semana passada à assessoria de imprensa da prefeitura um questionamento sobre quando as vacinas para os menores de 18 anos e maiores de 50 anos estariam disponíveis nos postos de saúde, mas não obteve resposta até o fechamento desta notícia.

Atendimento piora

A qualidade do atendimento às pessoas que têm procurado pela vacinação contra a covid-19 na Unidade de Saúde da Família Dr. Firmino H. Cavenaghi não é a mesma que era oferecida no Centro de Convenções. A reportagem do Viva! Serra Negra esteve no local para acompanhar a vacinação de um adolescente e pôde constatar a diferença no atendimento.

Além de não ter oferecido o mesmo acolhimento na recepção, o distanciamento na sala de espera não foi respeitado e o adolescente não recebeu as informações necessárias sobre reações e a vacina que estava sendo ministrada.

No primeiro quadrimestre de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 15.300 doses das vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Jansen. Foram vacinadas 1.820 pessoas com a primeira dose, 1.767 com a segunda dose, 8.948 com a terceira dose e 1.989 com a quarta dose. Sobraram 776 doses de vacinas.

Mais uma morte e explosão de casos

O boletim da Prefeitura de Serra Negra, antes diário e agora semanal, divulgado nesta segunda-feira, 6 de junho, referente ao período de 30 de maio a 6 de junho, informa que a covid-19 fez mais uma vítima fatal na cidade, um homem de 83 anos, com comorbidades, elevando para 108 o total de mortes no município, desde o início da pandemia.

Também aumentou o número de novos casos da doença - foram 166 na última semana, com 127 pacientes em isolamento domiciliar e dois internados em hospital. Já houve 5.675 casos de covid-19 em Serra Negra. 





Comentários