//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

                               

         


Guarda Mirim

A Guarda Mirim de Serra Negra deverá receber o nome do professor Vito Sapuppo, falecido aos 75 anos, em outubro de 2021. Nascido na Itália, com raízes em Santo André, ABC paulista, o professor de história residia em Serra Negra havia 18 anos. Era presidente da Guarda Mirim desde dezembro de 2005. Antes de assumir a presidência do projeto, foi professor voluntário, atividade que abraçou como promessa depois da cura de um câncer no intestino em 2003.


Garantindo futuros

Vito Sapuppo trabalhava para tentar reverter a falta de perspectivas de adolescentes serranos da faixa dos 11 aos 17 anos, oferecendo uma série de serviços e oportunidades aos jovens da cidade. Em uma longa entrevista ao Viva! Serra Negra em 2019, lamentou atender apenas 64 crianças, enquanto 170 adolescentes ainda aguardavam na fila, à espera de serem inscritos na Guarda, que dependia de recursos do governo federal e da boa vontade de empresários de Serra Negra.  


Críticas à educação

Quando questionado pelo Viva! Serra Negra sobre as políticas públicas voltadas para a educação, o professor fez duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro. “O que fizeram com as universidades? Tiraram sociologia, filosofia, história e psicologia, matérias essenciais para o sujeito que quer ser um político, um presidente da República. As ciências humanas são tão importantes quanto as exatas. Sou italiano, a partir do ano que vem na Itália, tanto as escolas públicas quanto particulares terão aula de ecologia para estudar o meio ambiente desde criança, porque o clima está mudando, a vida está mudando em consequência do meio ambiente e a Itália já colocou no currículo o meio ambiente. O presidente não está se importando com esse assunto. Estados Unidos e China, países que mais poluem, também não estão nem aí”, respondeu o professor.


Nome de rua

Por toda dedicação aos jovens e pelo serviço prestado à sociedade serrana, a expectativa da família do professor Vito Sapuppo é de que ele seja homenageado não só com a designação do seu nome à Guarda Mirim. Seu filho, o também professor de história Marcelo Sapuppo, espera que Serra Negra homenageie seu pai também com um nome de rua ou praça. “Uma praça seria ainda mais interessante, porque meu pai tinha muito amor às plantas e à natureza”, afirmou. O professor poderia ainda, ele sugere, ser homenageado com um nome de escola, caso haja uma nova instituição de ensino a ser construída na cidade.


A lição de Capitólio

Os serranos foram às redes sociais se solidarizar com as vítimas do deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a 360 quilômetros de Serra Negra, que atingiu as embarcações com cerca de 30 pessoas. Além da tristeza pelas inúmeras vítimas, a tragédia deixa uma lição para as cidades turísticas que têm nas belezas naturais alguns de seus principais atrativos: a necessidade de preservação e monitoramento das áreas naturais. Em 2020, um turista morreu em acidente de tirolesa em um hotel de Serra Negra.
 

Falta capacitação

O deslizamento de pedras em Capitólio revela a falta de monitoramento geológico em áreas turísticas, segundo reportagem publicada pelo UOL. Geólogos entrevistados pelo portal de notícias avaliam que municípios turísticos não contam com recursos humanos e capacitados para auxiliar na fiscalização. "Infelizmente, no Brasil, só temos o hábito de dar atenção depois que alguma tragédia acontece. Atualmente, temos estudos geológicos ligados a grandes obras. Mas nas áreas turísticas tudo acaba acontecendo de forma improvisada. Havia a possibilidade de se prever o que ocorreu em Capitólio", afirmou o geólogo Tiago Antonelli, mestre pela USP e chefe da Divisão de Geologia Aplicada do SGB (Serviço Geológico Brasileiro).


Vacinação infantil

O governo do Estado de São Paulo ainda não informou quando começará a vacinar as crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. O governo paulista aguarda as remessas de doses do governo federal, que prometeu distribuir ainda em janeiro cerca de 3,7 milhões de vacinas, muito abaixo das 20 milhões necessárias para atender as crianças dessa faixa etária.


Carteira de vacinação

O governo estadual garante que tem capacidade para imunizar todas as crianças de São Paulo em três semanas. A prefeitura de Serra Negra ainda não divulgou informação sobre o assunto nem respondeu ao questionamento do Viva! Serra Negra sobre se pretende incluir a vacina contra a covid-19 na carteira de vacinação exigida pelas escolas municipais.


Sessão extraordinária  

A nova onda de covid-19, com a chegada da variante ômicron e a explosão de casos da doença na cidade, podem ser motivo de convocação de sessão extraordinária da Câmara Municipal, que só deverá retornar do recesso dia 7 de fevereiro. A exigência da carteira de vacinação de gripe contra a covid-19 dos alunos das escolas municipais pode ser um dos assuntos em discussão pelos vereadores. 


Ignorância total

Comentário de um morador de Serra Negra numa publicação da prefeitura no Facebook sobre a necessidade de a população seguir os protocolos sanitários revela o grau de ignorância de algumas pessoas da cidade. Disse o indivíduo (a grafia foi respeitada): "Usa mascara vocês se acham que com pedaço de pano na cara estão salvos, mania de querer impor aos outros procedimentos que não tem comprovação nenhuma. E a super vacina ??? Isso já virou politicagem só não vê quem não quer...." Um internauta, inconformado com essa manifestação, responde: "Vc está por fora. Ouça os profissionais da Saúde falando sobre a  necessidade do uso de máscara. Ouça o q gente inteligente e q pesquisa tem a falar sobre o covid.…" Nem assim o indigitado se cala: "Quer usar usa problema seu eu não uso e não tem lei que obrigue a isso .Palhaçada nem livre árbitro a gente tem mais cerceando o cidadão deixe de mediocridade. Menos bem menos."


Burrice extrema

Outras duas serranas, na publicação da prefeitura no Facebook sobre as medidas adotadas para tentar conter a alta de casos de covid-19, também extrapolaram no desfile de desinformação - e burrice. A primeira, que ainda está na fase do kit covid, escreveu o seguinte: "O aumento do contágio é natural e deve existir. As vcns CONTAMINAM e contagiam. Por isso o aumento de casos e Contágio....veja o que aconteceu com os cruzeiros maritimos. Todos vacinados. Vírus nenhum enfraquece com restrições de aglomeração. Temos que conviver com 2 milhões de vírus todos os dias ..só por causa desse...o mundo tem q parar? Realmente, sendo assim o mundo vai morrer...de restrições e de picadas contaminantes. Temos agora as gripes sazonais e normais da época como o influenza que todos se vcnaram TB né? sem nenhum óbito. Se cuidar é tomar sol, ivermec e kit tratamento precoce caso pegue o covid...isso sim é uma atitude inteligente q salvou a maioria. O vírus contamina 24h do dia...não só após as 22h. Isso tem outro nome. Vamos vencer mais esse vírus mas com inteligência Científica com 'c'. Deveríamos ouvir mais os cientistas e médicos de verdade e pela verdade e eliminar as TVs da nossa mente e vida. Assim estaremos bem mais seguros e assessorados." A segunda serrana duvidou até da existência das vacinas: "Começou a ignorância abaixo locdown e medidas semelhantes que não resolvem nada e já provaram que não. Agora nesse momento existem vários vírus circulando as influenzas e nem tudo é Covid . Ahh e as lindas vacinas não funcionam? Aliás não são vacinas né? Bom fica aqui o meu registro de indignação pois desse jeito nunca teremos uma vida perto do normal."


Vírus letal

Esses comentários são exemplos daquilo que pensa uma parcela da sociedade brasileira e indicativos sobre os motivos de a pandemia ter saído do controle novamente. Pessoas que preferem seguir conselhos de charlatães e oportunistas em vez de recomendações de especialistas e cientistas são responsáveis em parte pela tragédia sanitária do país, pois são vetores de um dos mais perigosos vírus conhecidos pela humanidade - o da estupidez. E é preciso lembrar que o ocupante do maior cargo público do país comanda esse festival de imbecilidades.


Lixeiras coletivas

Treze lixeiras coletivas foram instaladas até agora pela prefeitura na cidade. Elas estão sendo construídas na marcenaria do Centro de Manutenção e Almoxarifado do município. As duas últimas foram colocadas perto da Estação Santo Aleixo e ao lado do portão de acesso à Unidade Básica de Saúde Orestes Canhassi, ambas no Bairro dos Leais.


Nova creche

O governador João Doria assinou a autorização para a construção de uma creche no Bairro Três Barras. O investimento será de aproximadamente R$ 5 milhões. O imóvel será construído no terreno onde hoje se localiza um campo de futebol, ao lado do prédio que atualmente abriga a EMEB Profª Doraci Ramalho Silingardi. Também está confirmada a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Estadual Nair de Almeida, no mesmo bairro, com investimento de R$ 600 mil. O prédio, do Programa Creche Escola do governo paulista, terá salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. 


Gradis próprios

A prefeitura comprou 500 metros lineares de gradis. São 250 unidades com dois metros de comprimento e 1,2 m de altura, confeccionados em aço e galvanizados a fogo. Esse equipamento, até então, era alugado pela municipalidade sempre que necessário.




Seja nosso parceiro!


Comentários

  1. https://www.brasil247.com/coronavirus/um-virus-informacional-se-espalhou-pelo-mundo-muitas-pessoas-que-se-deixaram-contaminar-estao-morrendo-diz-nicolelis?amp

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.