//SAÚDE// População tem queixas, mas aprova atendimento nos postos da cidade



Atraso de até uma hora nas consultas, impossibilidade de escolher a Unidade Básica de Saúde (UBS) para o atendimento, dificuldade de acesso ao serviço de fisioterapia e de agendar exames em especialidades mais complexas, além de queixas de atendimento na recepção por parte de funcionários, foram as principais reclamações ouvidas pela reportagem do Viva! Serra Negra entre os pacientes atendidos nos postos de saúde da cidade.

As queixas foram recolhidas em algumas das 11 Unidades Básicas de Saúde do município. Apesar das reclamações, a avaliação dos usuários, de forma geral, é boa e a maioria dos entrevistados se manifestou satisfeita com o atendimento médico oferecido.

Os nomes dos pacientes entrevistados foram omitidos, porque a maioria pediu para não ser identificada. A queixa de espera de 30 minutos a uma hora foi feita por pacientes da Unidade de Saúde da Família Paulino Stachetti, conhecida também como Postão.

Outra reclamação dos pacientes do Postão é a dificuldade de acesso ao serviço de fisioterapia, devido à falta de transporte público para chegar ao Centro Educacional e Social Professora Olga de Souza Vichi, localizado no Bairro dos Macacos, onde o serviço é ofertado. A prefeitura não oferece transporte público aos pacientes.

Os pacientes da UBS Dr. Firmino H. Cavenaghi, localizada no Centro, e Vereador Celso Bueno Corsetti, situada na Vila Dirce, também se queixaram da transferência das consultas e atendimentos para outros postos que não de suas preferências. 

As reclamações mais comuns, no entanto, foram em relação ao atendimento de funcionários na recepção. Alguns entrevistados relataram casos de grosserias e descaso com os usuários.

Esse mau atendimento foi constatado pela própria reportagem que, apesar de ter informado devidamente à assessoria de imprensa da prefeitura sobre o trabalho jornalístico que seria realizado, foi impedida de realizar as entrevistas em pelo menos duas unidades, entre as quais a da Vila Dirce.

Além da falta de cordialidade no atendimento, a reportagem esperou em uma delas por mais de uma hora e ainda assim não obteve autorização para realizar as entrevistas com os pacientes. 

Todas essas questões foram levadas ao secretário municipal de Saúde, Ricardo Minosso, que concordou em conceder uma entrevista depois dos desacertos iniciais entre a reportagem e os funcionários dos postos.

O despreparo dos funcionários no atendimento ao público se evidenciou no dia da entrevista com o secretário, quarta-feira, 20 de outubro, quando uma funcionária que recebeu a reportagem do Viva! Serra Negra informou que, apesar de ter marcado horário com as repórteres, o secretário tinha se ausentado sem previsão de retorno.

A reportagem esperou pelo secretário, que chegou exatamente no horário marcado. Minosso se desculpou pelo impedimento inicial ao trabalho da reportagem. Ele explicou que houve um problema interno de comunicação, mas se mostrou solícito à reportagem e respondeu às queixas apresentadas pelos usuários.

Fisioterapia

Em relação à dificuldade de acesso ao local onde é oferecido o serviço de fisioterapia, o secretário deu uma boa notícia aos serranos: até o primeiro trimestre de 2022, os atendimentos fisioterápicos serão transferidos para a academia de ginástica municipal, localizada na região central, para integrar a fisioterapia aos esportes.

O centro de reabilitação que será instalado na academia está em construção. O secretário explicou que há duas modalidades de atendimentos de fisioterapia.

Uma delas é a domiciliar, que atende cerca de 60 pacientes com incapacidade de locomoção ou que se encontram em quadro clínico agravado.

A outra modalidade é o atendimento realizado no Centro de Reabilitação Olga de Souza Vichi, que será oferecido na academia de ginástica municipal. O secretário reconheceu a dificuldade de acesso até o Bairro dos Macacos.

“Entendemos que o local atual não é o mais apropriado, é distante e, por mais que tenha de três a quatro horários de ônibus, não é o ideal. O novo centro de fisioterapia está em construção na academia municipal para fazer um trabalho integrado com o esporte e funcionar como centro de reabilitação”, explicou.

Transferência de atendimento

Minosso admitiu que muitas vezes os pacientes manifestam preferência por uma ou outra UBS e que o direito do acesso ao serviço é garantido aos usuários. Ele explicou, no entanto, que é preciso organizar o atendimento para não sobrecarregar as equipes médicas e equilibrar a demanda entre as UBSs.

“O Serviço Único de Saúde (SUS) é porta aberta, qualquer pessoa pode acessar qualquer serviço. Mas se não organizarmos, não é possível distribuir os profissionais nem estimar qual a população que será atendida em cada posto”, afirmou. As equipes do Programa Saúde da Família, o secretário explicou, têm uma abrangência determinada. 

Atrasos nos exames

Em relação à espera nas consultas e atrasos nos exames, o secretário lembrou que o serviço de saúde no país e consequentemente no município, está sobrecarregado e que até os pacientes de convênios médicos e consultas particulares estão levando mais tempo para agendar consultas.

A demanda pelos serviços públicos de saúde cresceu e o critério adotado para o agendamento segue as prioridades indicadas pelos médicos.

Para atender ao aumento da demanda, em especial na região central do município, a prefeitura tem dois projetos principais visando ampliar o atendimento de saúde básica. 

Uma delas é a inauguração do posto do Loteamento Parque São Luiz, no Bairro dos Francos, com previsão de inauguração até dezembro deste ano. A administração municipal investiu cerca de R$ 445 mil na obra, iniciada na gestão passada. 

Mais R$ 835 mil serão investidos na construção de uma nova UBS, localizada na Estância Santa Maria, ao lado do Posto Abelha, no Centro. Os recursos para a construção da nova unidade foram aprovados pela Câmara Municipal em setembro.  

O secretário Ricardo Minosso conversou com a reportagem do Viva! Serra Negra sobre outros assuntos, como o Hospital Santa Rosa de Lima, oferta de especialidades e covid-19, que serão publicados nos próximos dias. 

Reportagem: Juliana Gottardi



Comentários

  1. Aguardemos...torcendo e cobrando...e pressionando. Saúde, gratuita e de boa qualidade, é direito fundamental de qualquer cidadão. Viva o SUS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.