//CIDADE// Bazar vai vender alimentos orgânicos para ajudar o Lar dos Velhinhos

Bazar permanente em prol do Lar dos Velhinhos ficará aberto aos sábados e domingos


Alimentos orgânicos das cooperativas agrícolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de produtores locais estarão à venda no Armazém da Casa, um bazar permanente em prol do Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis, montado pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

O bazar começa a funcionar neste sábado, 23 de outubro, das 10 às 13 horas. Entre os produtos orgânicos do MST à venda estão arroz integral, arroz polido, arroz integral com 7 grãos, feijão, farinha de trigo integral, suco orgânico de uva, mel e quinua. 

Produtos orgânicos, segundo define a Lei 10.831, de 2003, que regula a agricultura orgânica no Brasil, são aqueles obtidos "dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável – que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos”.

Em resumo, a agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos. Ou seja, seus produtos são livres de venenos ou adubos químicos.

O Armazém da Casa também terá itens de produtores locais, como ovos caipiras, geleias, doces e molhos caseiros, cachaça, licores, e café em pó da marca Café da Montanha.

O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz. De acordo com o movimento, a produção é feita por cerca de 400 famílias em 12 assentamentos espalhados por 11 municípios gaúchos. Neste ano a expectativa é de colher 248 mil sacas de 50 quilos.

Recentemente, o Finapop, programa de investimento de cooperativas ligadas ao MST, atingiu, em menos de duas semanas, a meta de captar R$ 17,5 milhões com a emissão de um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA). Todos os recursos serão utilizados para financiar a produção em áreas da reforma agrária.

A iniciativa da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari em montar o bazar permanente atende, segundo sua direção, dois objetivos: ofertar alimentação saudável à população de Serra Negra a preço justo e ajudar na manutenção do Lar dos Velhinhos. 

O Armazém da Casa ficará aberto ao público aos sábados e domingos, das 10 às 13 horas. O endereço é Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, Serra Negra.





Comentários