//PANDEMIA// Fase emergencial é prorrogada no Estado até 11 de abril

Praças centrais de Serra Negra foram fechadas com gradis para evitar aglomerações

O governo de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (26) a prorrogação da fase emergencial de enfrentamento à pandemia do coronavírus até o dia 11 de abril. As medidas mais rígidas de restrição de circulação e atividades estão em vigor nas 645 cidades do Estado para frear o aumento de casos e mortes por covid-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares.

Desde o dia 15 de março, a fase emergencial determina toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20 e 5 horas, além de impedir o acesso a parques e praias. Qualquer tipo de aglomeração está proibido. O uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.

As escolas da rede estadual só estão abertas para distribuição de merenda a alunos carentes e entrega de materiais mediante agendamento prévio. Para reforçar o distanciamento social e reduzir a circulação urbana, a fase emergencial aumenta restrições de algumas atividades comerciais autorizadas na etapa vermelha do Plano São Paulo.

Estão proibidas as retiradas presenciais de produtos em restaurantes e lanchonetes, o atendimento presencial em lojas de material de construção, as celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo.

Lojas e restaurantes só podem fazer entregas a clientes dentro de veículos (drive thru), entre 5 e 20 horas, ou por entrega em sistema delivery por telefone ou aplicativo. Não há restrição ao funcionamento de supermercados. Mercearias e padarias podem funcionar seguindo as regras de mercados, com proibição de consumo no local.

O teletrabalho é obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais do serviço público e também na iniciativa privada. Todas as medidas visam reduzir a circulação de ao menos 4 milhões de pessoas por meio das restrições adicionais.

O governo do Estado também reforçou a recomendação ao escalonamento de horários de entrada de trabalhadores de atividades essenciais para evitar aglomerações no transporte público.

A fiscalização contra aglomerações e eventos clandestinos continua com ações intensificadas na fase emergencial.

O governo do Estado atua em conjunto com as prefeituras para instalação de barreiras sanitárias em acessos a cidades turísticas, blitze contra eventos ilegais e fiscalização de protocolos sanitários nas atividades liberadas.

Praças fechadas

Na manhã desta sexta-feira, 26 de março, funcionários da Prefeitura de Serra Negra iniciaram o fechamento da Praça John Fitzgerald Kennedy com gradis. Como ocorreu no Carnaval deste ano, também serão fechadas a Praça Prefeito João Zelante e Praça Barão do Rio Branco. 

A iniciativa é parte das medidas para evitar aglomerações na região central, mantendo o distanciamento social. Tudo para reduzir os riscos de contaminação pela covid-19, doença que tem 1.521 casos confirmados e 32 óbitos de cidadãos residentes no município.

Comentários

  1. bom dia Serra Negra no domindo tudo fechado , porem sendo que cidades vizinhas Amparo, Lindoia e Socorro tudo aberto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.