//EDITORIAL// Serra Negra necessita de medidas urgentes para combater a pandemia



Serra Negra atravessa o mais grave momento da pandemia do covid-19, que já dura um ano.

O Hospital Santa Rosa de Lima, que vive numa crise permanente, está sobrecarregado.

Não tem mais vagas para internar pacientes - de covid-19 ou outros males.

Os profissionais de saúde, que lutam diuturnamente contra o coronavírus, estão à beira da exaustão.

Os casos de covid-19 se ampliam dia a dia na cidade e agora atingem a população mais jovem.

Em meio a este cenário desolador, se percebe que uma parte da população não respeita as regras sanitárias mínimas recomendadas por todas as autoridades médicas para diminuir a contaminação: uso de máscaras faciais, distanciamento social, higienização de mãos.

Parte da população vive como se tudo em sua volta estivesse normal - e dessa forma contribui para a disseminação do coronavírus e para o agravamento da pandemia.

Boa parcela dos empresários serranos também se queixa, com razão, de que seus negócios vão mal, em virtude, principalmente, das restrições impostas pelo Plano São Paulo de combate à pandemia.

A consequência da queda no faturamento é mais desemprego numa cidade em que 6% da população é dependente do programa Bolsa Família e onde um terço de seus moradores se viu obrigado a pedir o auxílio emergencial no ano passado.

Não há perspectiva, em curto e médio prazos, de que este triste quadro seja alterado, seja por causa da inércia e incúria dos governos federal e estadual, seja por falta de recursos do governo municipal, seja até mesmo pela irresponsabilidade da parte negacionista da população.

Dessa forma, o Viva! Serra Negra, portal criado para debater e achar soluções para os principais problemas da cidade, conclama todos os setores da sociedade para que trabalhem juntos, de forma urgente e emergencial, visando ao menos amenizar os terríveis efeitos da pandemia do covid-19 na saúde e sobrevivência da população serrana.

Sugerimos, como contribuição à luta contra a pandemia, a adoção de algumas medidas, que não demandam entraves burocráticos nem investimentos altos, mas que poderão ajudar sobremaneira a cidade a superar esta inédita e profunda crise:

1) Lançamento de uma campanha publicitária em meios de comunicação, rede escolar e de saúde pública, serviços municipais, igrejas e templos religiosos, lideranças da sociedade civil, vereadores e ativistas políticos, profissionais liberais, comércio, empresas e serviços, destacando a necessidade do uso de máscaras de proteção facial, distanciamento social e higienização das mãos pela população;

2) Endurecimento da fiscalização das regras e protocolos constantes nos decretos estaduais e municipais de combate à pandemia, com a aplicação das multas estabelecidas por esses textos;

3) Lançamento de uma campanha de arrecadação de alimentos para a população mais atingida pela crise econômica;

4) Criação um fundo emergencial destinado à aquisição de insumos médicos-hospitalares para a rede de saúde municipal.

O Viva! Serra Negra se coloca à disposição da sociedade serrana para ajudar no que for possível ao combate à pandemia.

Comentários