//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

  


Turismo em debate

Revisar o Plano Diretor de Turismo de Serra Negra é uma das primeiras iniciativas do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Carlos Tavares. Para isso, ele solicitou a convocação de uma reunião virtual do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em 18 de janeiro, às 18h30. O projeto de revisão do Plano Diretor, encomendado a uma empresa de consultoria especializada no assunto, será apresentado durante a reunião. 


Com a cara da cidade

A expectativa do secretário é contar com a participação maciça dos conselheiros para que haja uma discussão ampla e adequar o Plano Diretor às necessidades e demandas da cidade e do turismo. “O importante é que o plano tenha a cara de Serra Negra e não da empresa que o está fazendo. Só nós conhecemos nossas dores”, afirmou o novo secretário. A expectativa dos serranos, no entanto, é ter acesso ao debate para que os cidadãos possam opinar sobre o assunto e que o debate sobre o turismo, principal atividade econômica da cidade, não se restrinja aos integrantes do Comtur e aos vereadores da Câmara Municipal.


Com o prefeito

O novo secretário de Turismo já se reuniu com o prefeito Elmir Chedid (DEM), na quinta-feira, 7 de janeiro. “A economia de Serra Negra gira em torno do turismo", disse o prefeito depois da reunião com Carlos Tavares. "É uma secretaria muito importante e que precisa de um olhar especial. Esperamos que, com a vacinação, em 2021 Serra Negra possa voltar a ter grandes eventos para atrair os turistas e gerar emprego e renda." Para quem não sabe, o orçamento da Pasta do Turismo  para este ano é de R$ 2 milhões. 


Cultura é turismo?

Apesar da reivindicação da criação de uma Secretaria de Cultura por parte de segmentos da sociedade serrana, provavelmente não será desta vez que a área terá uma Pasta própria. A única alteração que deverá ocorrer será a desvinculação da Diretoria de Cultura da Pasta da Educação e sua vinculação à Secretaria de Turismo. A Cultura deve ser mantida como diretoria e seu titular deverá ser o ex-secretário municipal de Esportes, Danilo Mainente.
 

Dinheiro em caixa

O prefeito Elmir Chedid ainda não conferiu se o ex-prefeito Sidney Ferraresso (DEM) deixou mesmo alguns “milhões” em caixa, como prometeu em seu último discurso antes de encerrar o mandato. Elmir nomeou uma comissão responsável por levantar os restos a pagar de 2020. A equipe nomeada precisa ainda contabilizar as notas fiscais emitidas nos últimos dias do ano passado e que estão em tramitação pelas secretarias e departamentos. Depois dessa conferência, Chedid, então, terá o número exato do montante deixado em caixa pelo ex-prefeito.

 
Respeito à fila

As relações de compadres na área da saúde, muito comum nos últimos anos, por meio das quais vereadores passam pacientes na frente de filas para exames, cirurgias e consultas médicas, podem estar com seus dias contados na cidade. A recomendação do prefeito Elmir Chedid aos profissionais responsáveis por essas áreas na saúde seria a de restringir os encaminhamentos médicos feitos a pedido dos vereadores e maior respeito às filas de pacientes. 




Palhaçada

Os palhaços Atchim e Espirro foram contratados pela prefeitura para alertar a população sobre os riscos do covid-19, que tem afligido cada vez mais os serranos. A atuação da dupla pode ser cômica, mas a mensagem é muito séria.


Produtividade na Educação

Na área da Educação uma das preocupações demonstradas por Elmir é em relação à eficiência das diretoras da rede municipal de ensino. O cargo de direção das escolas continua sendo de confiança, os salários pagos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), mas o prefeito deverá estabelecer metas de produtividade. Quem não cumprir poderá ser substituído.


Kit Alimentação

Muitas mães, já neste início de ano sem auxílio emergencial, sem perspectiva de emprego e com a renda ainda mais diminuída, esperam poder contar este mês com o kit da merenda escolar distribuído aos alunos da rede municipal desde o início da pandemia. Passados 45 dias do último kit entregue pela administração anterior, as mães do grupo da merenda ainda não receberam os pacotes deste mês. A prefeitura estuda a estratégia que deverá adotar e que terá como base o retorno ou não das aulas em fevereiro. Provavelmente, as mães ainda vão receber os kits em janeiro, mas muitas delas ainda receiam mandar as crianças para a escola, caso a prefeitura decida retomar as aulas presenciais no próximo mês.


Mantas natalinas

O grupo Quadradinhos de Amor de Serra Negra vai transformar a decoração de Natal que fez para a Praça do Fórum em mantas para doação a moradores de rua. Essa foi a primeira vez que as crocheteiras e tricoteiras serranas contribuíram para a decoração natalina local. A árvore de quadradinhos de tricô e crochê foi considerada o enfeite mais bonito da cidade. As artesãs gostaram tanto do desafio que planejam desenvolver um projeto de decoração para o Natal de 2021.

 
Roupas e calçados

Nova presidenta do Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra, a primeira-dama, Deborah Aguilar Molina Abi Chedid, está pedindo a doação de roupas masculinas para adultos e de roupas e calçados para crianças até oito anos. Ela explicou que o Fundo, além da tradicional Campanha do Agasalho, também atua em situações de calamidade, auxiliando famílias que perderam seus bens, e com aquelas que têm dificuldades de sobreviver. Por isso a entidade precisa manter permanentemente estoques de roupas para todos os públicos. Além de seu trabalho no Fundo Social de Solidariedade, Deborah tem ficado ao lado do marido, prefeito Elmir Chedid, em várias atividades oficiais.


Benção divina

Elmir visitou na tarde da quarta-feira, 6 de janeiro, a Secretaria da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Segundo nota da assessoria de imprensa ele foi se apresentar aos párocos Sidney Basaglia e Bruno Roberto Rossi. Contou aos padres a sua trajetória de vida e política e a relação de sua família com Serra Negra. E disse que respeita "muito" todas as religiões: "Acredito em Deus e tenho certeza que Ele me colocou de volta à frente da Prefeitura de Serra Negra, cidade que amo, para que possamos realizar um grande trabalho, principalmente em benefício dos mais necessitados. Nos colocamos à disposição, assim como de todas as religiões para o que for necessário."


Transparência zerada

Quem procurar informações sobre o quadro de funcionários públicos de Serra Negra no Portal da Transparência da prefeitura, vai se frustrar: a área está zerada. Não custa nada para quem cuida do portal deixar um recado à população, tipo "Desculpem-nos, estamos em manutenção".

Comentários