//POLÍTICA// Progressistas têm de se organizar regionalmente, diz líder petista



O último programa Serra Negra na Roda do ano, transmitido nesta terça-feira, 8 de dezembro, com a participação de Silvinha Forato, Tobias Gasparini e Felipe Pereira, abordou principalmente o desempenho dos partidos progressistas na eleição municipal e como eles devem atuar para ampliar a sua base política e social.

O Serra Negra na Roda é produzido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari e completou nesta semana a sua 20ª transmissão. Desde que foi lançado participaram dele o ex-senador e vereador paulistano reeleito, Eduardo Suplicy, os professores e economistas Marcio Pochmann e Luiz Gonzaga Belluzzo, o deputado federal Nilto Tatto e a doutora em educação Martha Maria Dallari, além de moradores de Serra Negra atuantes nos mais diversos campos de atividade.

Nesse último programa, Tobias e Silvinha, presidente e vice, respectivamente, do Diretório Municipal do PT de Amparo, detalharam a campanha eleitoral, que, segundo avaliaram, atingiu os objetivos do partido: eleger pelo menos um vereador para voltar a ser uma peça do jogo político do município vizinho.

Silvinha, disse, foi além de suas expectativas, se tornando a candidata à Câmara Municipal mais votada, com 1.218 votos, passando a integrar uma bancada que, pela primeira vez, terá três mulheres. 

O foco de sua atuação legislativa, explicou, será ampliar a participação popular nas decisões sobre a vida do município, fazer a população ocupar espaços, seja em conselhos municipais, na Câmara ou na prefeitura. "É preciso que as pessoas opinem e entendam as decisões que são tomadas na cidade", afirmou.

Para Tobias, que foi candidato a prefeito, o legado do PT, que governou Amparo por 12 anos consecutivos, ainda é lembrado pela população e foi determinante para que ele ficasse na quarta colocação na disputa pelo Executivo. "Os governos do PT colocaram Amparo no século 21", afirmou. Além disso, destacou, o PT se lançou na campanha com um projeto detalhado para a cidade.

Segundo ele, para que o campo progressista se amplie na região é necessário que ele atue organizado e não subestime os adversários políticos. "Os desafios de Amparo, de certo modo, são os mesmos das outras cidades de nossa região", disse.

Felipe Pereira, em sua análise da situação política de Serra Negra, disse que falta um trabalho de base para os partidos progressistas ganharem espaço. "Eles precisam levantar as necessidades da população para preparar um projeto para a cidade", afirmou. 

Além disso, explicou, deveriam fazer um trabalho pedagógico para que as pessoas saibam quais são as suas propostas e se livrem do preconceito que têm contra a esquerda.

Abaixo, a íntegra do programa:


Comentários