//ARTES VISUAIS// Exposição marca retomada de eventos artísticos na cidade

Henrique Vieira Filho: Re Arte - Circuito das Águas estreia na segunda quinzena de setembro


Arriscando uma retomada das atividades artísticas na região, o artista plástico Henrique Vieira Filho idealizou o Re Arte - Circuito das Águas, que estreia na segunda quinzena de setembro, de forma virtual (ambiente 360º), e em vídeos e fotos, com os melhores momentos do artista em anos anteriores em São Paulo.

Artista plástico que trocou São Paulo por Serra Negra em dezembro do ano passado, Henrique Vieira Filho planeja realizar também uma versão presencial com visitas limitadas a pequenos grupos previamente agendados.

“Na fase atual, acredito que em até 30 dias terei um espaço em minha própria casa [em Serra Negra], adequado às regras de segurança de enfrentamento à pandemia”, afirma. Outra alternativa é apresentar a exposição em formato “galeria pop-up” dentro de hotéis da região e espaços públicos.

O Re Arte propõe a releitura de obras selecionadas dos próprios artistas participantes e homenagens a grandes nomes das artes apresentadas em 2019.

Inicialmente, serão apresentadas as obras de Henrique Vieira, mas ainda para este ano ele planeja convidar artistas da região e da capital, mesclando artes visuais com moda, música, degustação, holismo, literatura e artes cênicas.

“Avalio a doação de algumas de minhas obras para o projeto, para serem vendidas a valores simbólicos ou permutadas em parcerias para traslados e hospedagens dos participantes e, com isso, trazer mais diversidade à exposição”, diz o artista.

A pandemia impediu os eventos presenciais e afetou diretamente os artistas que trabalham com canto, dança e teatro. Apesar de usarem as “lives” para divulgar seu trabalho, não contam com patrocínio.

Todos os artistas foram afetados pela falta de recursos, mas os menos conhecidos foram os que mais sofreram os efeitos da pandemia. “Eles dependem diretamente da presença física do público, via bilheteria”, explica.

Além do projeto Re Arte, o artista oferece sua galeria, Sociedade Das Artes, aos artistas. “O Brasil tem excelentes artistas que simplesmente nunca serão conhecidos pelo grande público se dependerem do mercado formal das artes plásticas”, afirma.

Vieira não veio parar em Serra Negra por acaso. “Por laços de família, eu já era um serrano, no coração!”, afirma.

O artista, que participa de palestras e exposições em diversas partes do mundo, planejava, inicialmente, morar na Europa. Em dezembro de 2019 veio com a família passar um mês em Serra Negra para experimentar a vida por aqui. “Aterrissamos e ficamos”, relata.

Vieira ama a cidade, mas admite sentir falta de eventos e iniciativas culturais. Ele lembra que Serra Negra dispõe de excelentes espaços físicos e públicos que poderiam ser cedidos para atividades culturais.

“O Centro de Convenções, por exemplo, poderia ser palco de grandes encontros artísticos e não me refiro a celebridades, e sim a eventos que prestigiem tantos 'anônimos' que produzem obras de excelente qualidade e são ignorados pelas galerias e palcos”, sugere.

Ele cita espaços ociosos também no setor privado, em especial na rede hoteleira. “Com tantos quartos ociosos, os hotéis podem permutar espaços e hospedagens, em troca de apresentações e produções artísticas”, afirma.

Com essas iniciativas, o artista conclui, não seria preciso sequer “abrir a carteira”. “Basta abrir a mente, o coração e arregaçar as mangas para viabilizar muitos projetos”, conclui.

O projeto Re Arte poderá ser acessado nas redes sociais do artista:

sociedadedasartes.com.br/

henriquevieirafilho.com.br/

Algumas obras de Henrique Vieira Filho: 

Urban Vickings


Brazilian Mermaid


Bacchantes Alchemists



Comentários

  1. Fico agradecido à Viva Serra Negra, bem como ao carinho e atenção à matéria pela querida Gabriela Zelante Lambert! Os serranos podem contar com a gente em tudo que for em prol das Artes e igualmente contamos com parcerias junto aos hotéis e setores públicos para viabilizar a participação de mais artistas da região e da capital!

    ResponderExcluir
  2. Fico agradecido ao Portal Viva Serra Negra, bem como ao carinho e atenção à matéria pela querida Salete Silva. Os serranos podem contar com a gente em tudo que for em prol das Artes e igualmente contamos com parcerias junto aos hotéis e setores públicos para viabilizar a participação de mais artistas da região e da capital!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.