//SAÚDE// Secretaria recebe 22 oxímetros e R$ 240 mil para pandemia


A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra recebeu a doação de 22 oxímetros do Programa Todos pela Saúde, do Banco Itaú, em atendimento a reivindicação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para fortalecer o trabalho da atenção primária à saúde durante a pandemia.

De acordo com secretária municipal de saúde, Teresa Cristina Fernandes, a doação amplia a distribuição para as unidades e serviços de saúde da rede municipal que já possuía alguns equipamentos, mas tinha necessidade de mais. "A utilização do oxímetro nesse momento da pandemia é fundamental, já que ele verifica a oxigenação e a necessidade de uma intervenção", diz.

O oxímetro é um equipamento que mede a taxa de oxigenação do sangue e é colocado na ponta do dedo. É importante para os casos de covid-19, porque pode apontar um dos sintomas da doença, que é a baixa saturação de oxigênio do sangue. Quando essa taxa é menor que 95%, pode indicar alguma necessidade de atendimento.

Ao todo, no país, foram 5.570 cidades atendidas. No Estado de São Paulo foram doados 13.060 oxímetros para 645 cidades. 

Dinheiro para a Unidade do Alto das Palmeiras


Serra Negra vai receber do Ministério da Saúde R$ 240 mil, em quatro parcelas, que serão destinados para a Unidade de Saúde do Alto das Palmeiras, que atende exclusivamente casos de covid-19. 

A secretária municipal de Saúde, Teresa Cristina Fernandes, explica que essa verba vem em reconhecimento do esforço dos municípios em desenvolver estratégias para o enfrentamento da pandemia de covid-19. “A Unidade Alto das Palmeiras foi adaptada para esse atendimento exclusivo e tem sido uma estratégia fundamental para que os pacientes possam receber tratamento adequado no início dos sintomas, além de contribuir para um efetivo acompanhamento dos casos e controle da disseminação do vírus”, diz.

"Abra as Portas" vai ao São Luiz


O projeto Abra as Portas para o Agente de Saúde estará na segunda-feira, 27 de julho, no bairro São Luiz. O propósito é identificar necessidades e realizar orientações sobre vacinação, dengue e coronavírus para a população. A visita segue os protocolos de proteção e distanciamentos exigidos pelos órgãos de saúde, tantos dos servidores quanto dos moradores. O atendimento é na porta, à distância, sem contato com o cidadão e sem a entrega de documentos.

Já foram visitados: Loteamento Nova Serra Negra, Refúgio e Salto. 

Comentários