//PANDEMIA// Vereador prepara projeto para capacitar cabeleireiros e barbeiros


Vereador Renato Giachetto: "Uma nova forma de atender o cliente"

Salete Silva

O vereador Renato Giachetto (DEM) está desenvolvendo um projeto de capacitação dos profissionais dos salões de beleza e estética e barbeiros, não só para adequá-los ao Plano São Paulo, estratégia de reabertura da economia do governo do Estado, como para preparar o setor para atuar em uma nova realidade pós-pandemia.

Denominado “Cirurgiões da Barba e Cabelo”, o projeto foi idealizado pelo vereador em parceria com seu amigo Alexandre Tabet, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). O plano ainda em elaboração foi apresentado a um grupo de profissionais da área de Serra Negra no WhatsApp.

Sua principal proposta é a realização de um curso teórico de um dia, ao ar livre, dividido em quatro módulos, nos quais seriam abordados diversos temas, como noções técnicas específicas sobre o vírus e sua transmissão; esterilização de instrumentais e diferenciação entre limpeza; desinfecção e esterilização dos diversos materiais e produtos; medidas de higienização, segurança, atendimento preventivo e cuidados na recepção dos clientes, além de uma aula prática.

Projeto está em fase de elaboração, mas já tem as linhas básicas

O curso seria ministrado por médicos e, enfermeiros. Os participantes, ao término do curso prático, receberiam um certificado emitido pela prefeitura, junto com apostila nominal ao profissional.

Os estabelecimentos dos participantes também seriam contemplados com um certificado oficial, que poderia ser afixado em portas e paredes do local, emitido pela vigilância sanitária municipal depois de visita ao estabelecimento e verificação prática das normas estabelecidas.

“A ideia seria preparar todos com noções de esterilização, higiene apropriada, um protocolo mais rígido do que vinha sendo executado por eles”, explicou Giachetto.

O projeto, ele ressalva, ainda é um esboço. “Em conversa com o Tabet, meu amigo pessoal, tentamos ver a viabilidade com o poder público. Isso ainda está em estudo”, adiantou.

Sua expectativa é que a partir da discussão com a sociedade e as partes interessadas, além das autoridades, o projeto definitivo seja elaborado. “Precisa ser mudada a situação de como era atendido para uma outra realidade, uma nova forma de atender o cliente”, afirmou.

O vereador compara a atividade à dos cirurgiões. “É quase um cirurgião, ressalvada as devidas proporções, mas tudo visando o bem-estar do cliente, a segurança do cliente e a segurança e o bem-estar também daquele que está servindo o cliente, ou seja, o profissional”, salientou.

O vereador já manteve as primeiras conversas com o médico Rodrigo Magaldi, vice-prefeito de Serra Negra. “Conversei com o Magaldi, mas na qualidade de médico, para que possam ser passada as noções básicas sobre como proceder com o cliente”, afirmou.

Os profissionais de salão de beleza, segundo o vereador, poderão adquirir uma visão técnica mais aprofundada e repassar os conhecimentos em seus estabelecimentos.

A expectativa é que o projeto possa inspirar políticos e até o governador como uma solução para retomar a atividade do setor e garantir a renda desses profissionais. “Não é lutar pela reabertura, é lutar por uma nova cultura de atendimento”, ressaltou.

As conversas com o vice-prefeito Magaldi devem ser aprofundadas ao longo da próxima semana. Procurado pelo Viva! Serra Negra, o vice-prefeito disse que considera em princípio a ideia interessante, mas prefere se pronunciar oficialmente sobre o assunto depois de conversas mais detalhadas com o vereador sobre o projeto.

“Temos falado sobre nova realidade, novos mundos e acredito que a gente não vá voltar para moldes anteriores, mas provavelmente para moldes diferenciados, principalmente nesse sentido de higiene, sanitarismo, de cuidado com o próximo e para o próximo e consigo mesmo”, afirmou.

O esboço do projeto foi bem recebido pelo grupo que estuda ainda uma forma de demonstrar à sociedade que o setor é atividade essencial e que em Serra Negra tem atuado e trabalhado com todas as medidas de segurança.

O grupo de profissionais no WhatsApp cogita uma mobilização para demonstrar à população e às autoridades públicas como vem trabalhando com segurança.

Comentários