//PANDEMIA// Serra Negra tem mais 2 casos de covid-19 e Amparo mais 17



A pandemia do covid-19 se agrava em toda a região. Serra Negra, segundo informou a Secretaria de Saúde, registrou mais dois casos da doença de quarta para esta quinta-feira, 4 de junho, elevando o total para 17, com dez casos suspeitos.

Em Amparo, a situação é ainda pior. Nesta quinta-feira, o balanço oficial informa o registro de mais 17 casos, elevando o total para 82, com cinco mortes e 18 pacientes à espera do resultado dos testes. A ocupação de leitos na Santa Casa Anna Cintra já é de preocupantes 89%, com 75% dos leitos da enfermaria também ocupados. 

Monte Alegre do Sul, que estava livre da doença, registrou seus dois primeiros casos de covid-19. Jaguariúna tem 62 casos, com quatro mortes, Socorro, 22 casos, com três óbitos, e Pedreira, 18 casos.

Os leitos de UTI da rede de saúde pública de Campinas atingiram 93,7% de ocupação. A pandemia já vitimou 2.298 pessoas no município, das quais 92 morreram. 

Os prefeitos de Serra Negra, Sidney Ferraresso, de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo da Cunha, de Águas de Lindoia, Gilberto Abdou Helou, de Amparo, Luiz Oscar Vitale Jacob, acompanhados de seus secretários de Saúde, se reuniram na quarta-feira, 3 de junho, em Monte Alegre do Sul, para discutir planos para ampliar a oferta de leitos de UTIs para as quatro cidades.

Eles debateram ações em relação a uma possível mudança de cenário devido ao aumento de casos de covid-19. “Em Serra Negra já estamos com um bom número de leitos de enfermaria, tanto na Unidade de Saúde 24 horas no Alto das Palmeiras quanto no Hospital Santa Rosa de Lima, mas precisamos aprimorar a oferta de leitos de UTI", disse o prefeito de Serra Negra. "Justamente pelos custos de implantação e operação serem muito altos é que precisamos unir forças com outros municípios da região para que todos possamos melhorar o atendimento à população caso haja necessidade, de modo que estamos empreendendo esforços nesse sentido e estudando todas as possibilidades”, afirmou.

O Estado de São Paulo chegou a 8.561 mortes provocadas pelo novo coronavírus, segundo informação divulgada nesta quinta-feira, 4 de junho. O número de casos confirmados em todo o Estado é 129.200.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, há ainda 4.799 pessoas internadas em leitos de UTI do Estado com suspeita ou confirmação de covid-19, além de 7.679 em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 71,4% no Estado e 82,4% na Grande São Paulo.

A secretaria de Saúde contabiliza ainda 23.664 pessoas que receberam alta após terem sido internadas em hospitais do Estado com a doença.

Comentários