//OPINIÃO// "Continua dando festa que eu te vejo no meu plantão"


Salete Silva

A jovem médica Thamine Mesquita resumiu em uma frase a história que se repete diversas vezes em seus plantões desde o início da pandemia.

Boa parte dos casos de internação por covid-19 é de pessoas que furaram o distanciamento físico e foram para o abraço dos amigos e de familiares e que, inevitavelmente, abraçaram também o coronavírus.

A foto e a mensagem de desabafo de Thamine foram postados e viralizaram nas redes sociais, na terça-feira passada, 16 de junho, após um exaustivo plantão no Centro de Atenção Integral em Saúde (Cais) de Campinas, em Goiânia.

Em três horas de plantão, a médica assinou três pedidos de internação por coronavírus.

Exausta e inconformada com o descaso da população em relação ao distanciamento físico e às medidas de proteção e higiene, ela foi às redes e deixou o seu recado: "Continue fazendo festa que eu te vejo aqui no plantão."

Os médicos não são heróis, como são chamados pela população. São cidadãos como qualquer outro que neste momento, no entanto, por razões profissionais, têm como missão curar pessoas e, se possível, salvar vidas.

“É muito ruim sair de casa e ver pessoas sem máscaras, como se estivesse tudo normal. Estão morrendo mais de 1 mil pessoas por dia por conta de uma doença”, disse a médica.

Nesta sexta-feira, 19 de junho, o Brasil ultrapassa a casa de 1 milhão de contaminados, contabilizando 1.009.699 casos confirmados e 48.422 mortes por covid-19.

Nesta mesma sexta-feira, o governo de São Paulo anuncia o aumento da restrição em duas regiões do interior, Marília e Registro, e volta a demonstrar preocupação com o aumento das contaminações em Sorocaba e Campinas.

Serra Negra deu um passo atrás por determinação judicial, fechou os bares e se recolheu novamente para evitar os riscos de contaminação.

A sexta-feira, que para muitos é prenúncio de diversão e alegria, encontros com amigos e família, em tempos de pandemia, é momento de alerta, de não baixar a guarda e de lembrar que o melhor está por vir quando tudo passar e for possível encontrar as pessoas que amamos sem o risco de se contaminar e em especial de contaminá-las.

A sexta-feira ainda é um dia de boas novas. É dia de manifestar gratidão pela saúde, pelos amigos, pela família e pela vida que, provavelmente, reserva boas surpresas a todos, mas principalmente a quem souber praticar a resiliência, a empatia e o respeito ao próximo. 

Comentários