//PANDEMIA// Serranos podem ter sofrimento emocional menor com isolamento


Salete Silva

O cidadão serrano pode se considerar privilegiado neste momento em que o mundo vive a maior pandemia dos últimos 100 anos, durante a qual o número de infectados, nos próximos dias, deve atingir 1 milhão de pessoas, e o isolamento social aparece como melhor alternativa de combate à disseminação do novo coronavírus.

Com pouco mais de 27 mil habitantes, Serra Negra permite que sua população, em virtude da proximidade com parentes e vizinhos, estabeleça vínculos mais seguros, que podem ajudar a reduzir o sentimento de solidão, estresse e ansiedade nesse período de isolamento social.


Ada: é importante
criar uma rotina diária
Essa é uma das constatações da psicóloga Ada Riberti, uma das integrantes da equipe do Disk Apoio Emocional Covid Serra Negra, criado pela prefeitura para atender os cidadãos que sentirem necessidade de apoio emocional.

“A ideia do serviço é acolher, diminuindo a solidão e auxiliando na organização de sentimentos e pensamentos neste momento”, explica Ada.

A demanda pelo serviço até agora tem sido pequena. As queixas mais recorrentes são relacionadas à ansiedade, a sentimentos de desesperança e medos em geral.

Em entrevista ao Viva! Serra Negra, Ada dá algumas dicas para amenizar a ansiedade, como manter uma rotina, com horário para levantar, fazer as refeições e trocar de roupa como se fosse para o trabalho.

Toda a situação inédita, como esta que vive o mundo, a psicóloga pondera, gera dor e angústias. Mas também pode trazer aprendizado. “Devemos, sim, sair desta situação com cicatrizes, mas fortalecidos com novas descobertas sobre o valor da vida, nos tornando pessoas mais empáticas”, afirma.



A seguir, os principais pontos da entrevista.

Queixas

As queixas mais recorrentes estão relacionadas à ansiedade, aos sentimentos de desesperança e medos em geral. Queixas que estão intimamente relacionadas com este “silêncio” com esta vivência do “não saber”, do desconhecido.

Isolamento social

Como dicas para amenizar a ansiedade e o sentimento de solidão podemos pensar na criação de uma rotina, no sentido de ter um horário para levantar, fazer as refeições, trocar de roupa como se fosse para o trabalho, enfim, acordar para viver cada dia. Escolher uma fonte de informação, não ficar buscando informações a todo o momento sobre a pandemia, número de óbitos, número de contaminados etc.

Adolescentes

O adolescente já tende muitas vezes ao isolamento, por se tratar de um período, uma etapa de descobertas e conflitos próprios dessa fase. É um período em que há uma reorganização da própria personalidade. Já o isolamento imposto pela pandemia pode gerar conflitos dentro da dinâmica familiar, na medida em que os pais e irmãos também precisam ficar neste ambiente. Outra possibilidade é justamente o contrário, é a aproximação dessas figuras, mãe, pai e irmãos estreitando laços afetivos. A recomendação é manter o contato com a questão acadêmica, as tarefas e trabalhos fornecidos pela escola. O adolescente tem ao seu alcance a tecnologia, e pode fazer uso dela mantendo contato com colegas e amigos, diminuindo a sensação deste isolamento.

Crianças

As crianças também mantinham uma rotina anterior ao isolamento. Hoje não estão frequentando a escola, não podem visitar avós e colegas, enfim a situação grupal mudou. Os pais devem falar com sinceridade sobre a situação vivida, respeitando a faixa etária dos filhos. Criar com a criança uma rotina produtiva, mudando a ideia de férias. Esta rotina faz com que elas possam se sentir seguras, protegidas e orientadas. Os pais podem buscar formas lúdicas e de passar conceitos importantes na prevenção, higiene. Podem ainda criar um espaço para leituras, atividades incluindo a criança em tarefas que antes ela não tinha oportunidade de participar, como cozinhar e organizar a casa.

Crise econômica

A questão econômica é uma realidade, todos vamos ter perdas, maiores ou menores, mas todos serão afetados. O problema é criar uma fantasia de desastre, um clima de perdas irrecuperáveis. A fantasia sempre é maior que a realidade, se crio uma fantasia de desastre e perdas, crio um espaço de sofrimento. Esta vivência pode trazer questões importantes em uma autoavaliação de como nos organizamos financeiramente antes e depois desta vivência.



A cidade

Em época de isolamento, distanciamento, é muito importante que as pessoas possam ter vínculos seguros. Em uma cidade menor, de alguma forma nos sentimos mais próximos de nossos vizinhos, de estabelecimentos, pois todos conhecem todos. O sentimento de solidão acaba sendo menor, não somos um número, continuamos a ser pessoas.

Antes e pós pandemia

Toda situação inédita gera dor e angústias, mas também gera crescimento. Teremos sequelas, a nossa capacidade empática nos faz sofrer pelo outro, vivenciamos perdas mesmo que sejam pessoas distantes. Não é nossa primeira experiência de dor, já tivemos outras com toda certeza e estamos aqui porque vencemos. Não há como não ser afetado por isso, mas em tudo temos um aprendizado, essa é a lei da vida. Devemos, sim, sair desta situação com cicatrizes, mas fortalecidos com novas descobertas sobre o valor da vida, nos tornando pessoas mais empáticas. 

O Disk Apoio Emocional Covid Serra Negra atende de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.  O cidadão pode ligar para (19) 9.9754.4864 e receber atendimento profissional com psicólogos da rede municipal de saúde.

Os especialistas que atenderão serão Ada Riberti, Viviane Carotini, Valquíria Marques, Antonio Lyra, Maria Inês Fernandes e Alaiza Citrangulo.

Comentários