//SAÚDE// Prefeitura fiscaliza funcionamento de igrejas


A redação do Viva! Serra Negra recebeu no domingo, 29 de março, uma de denúncia de que uma igreja no Bairro das Palmeiras estaria realizando culto com portas fechadas.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Serra Negra, no entanto, a maior parte das denúncias registradas até agora pela Vigilância Sanitária são infundadas.

A Vigilância Sanitária, informa nota da assessoria de imprensa enviada ao Viva! Serra Negra, está fiscalizando as igrejas e 99% das denúncias não foram comprovadas.

“Eles estão fazendo 'lives' nas redes sociais e ocorre que o barulho atrai as denúncias por acharem ser culto presencial”, informa a nota.

Conforme o Artigo 3º, do Decreto Municipal nº 5.029, de 19 de março de 2020, os cultos religiosos também estão suspensos. O prazo do decreto é até 3 de abril, podendo sofrer alterações de acordo com o cenário epidemiológico.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a editar dois decretos que classificaram igrejas e casa lotéricas como serviços essenciais.

Mas a Justiça Federal proibiu, na sexta-feira, 27 de março, o governo federal de adotar medidas contrárias ao isolamento social como forma de prevenção da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A Justiça Federal também suspendeu a validade de dois decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que classificaram igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais, o que permitia seu funcionamento mesmo com proibições de aglomerações em estados e municípios.

A medida tem efeito imediato e vale para todo o Brasil. A AGU (Advocacia-Geral da União) afirmou que vai recorrer.

Comentários