//CIDADE// Diretores de escolas ajudarão a planejar coleta seletiva


Diretores das escolas municipais, estaduais e particulares de Serra Negra se reuniram, na terça-feira, 18 de fevereiro, com a dirigente regional de Ensino de Mogi Mirim, Regina Novas Santos, e o coordenador administrativo da empresa Revert Green, Gabriel Moraes, para iniciar o planejamento de ações para o início da coleta seletiva de lixo no município.

“Estamos aqui, primeiramente, para criarmos um cronograma de palestras nas escolas. Visitaremos todas as unidades escolares, realizando trabalhos educativos e explicando como será o serviço em Serra Negra”, explicou Moraes.

A secretária municipal de Educação, Maria Rita Pinton, informou que o objetivo não é tornar as escolas apenas um ponto de coleta. “Elas vão disseminar a informação, a orientação para que as famílias de Serra Negra se organizem na separação do lixo. Lógico que cada escola terá seu próprio lixo, mas a proposta é que cada família mude seu comportamento”, disse.

Regina Santos afirmou que iniciar o trabalho pelas escolas é fundamental. “É uma parceria importantíssima, porque coleta seletiva é educar para ao futuro. As escolas estaduais já possuem outros projetos na mesma linha. Este será mais um para agregar”, disse. As escolas estaduais realizarão as palestras na segunda quinzena de março.

A empresa Revert Green já atua em dez cidades na região com ações sobre o descarte correto de resíduos sólidos e logística e possui usina na divisa de Socorro e Lindoia. Serra Negra não terá custos com o início da coleta seletiva, conforme termo de fomento estabelecido com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra). Monte Alegre do Sul, Lindoia, Águas de Lindoia, Tuiuti e Pinhalzinho, que também não possuíam coleta seletiva, já aderiram ao mesmo termo de fomento.

Está prevista a contratação de mão de obra local para montar a equipe de coletores. 



Comentários