//MEIO AMBIENTE// Cidade terá coleta seletiva de lixo ainda neste ano


Carlos Motta

Serra Negra deverá contar, provavelmente já neste primeiro semestre, com o serviço de coleta de lixo reciclável. A informação foi dada pelo prefeito Sidney Ferraresso (DEM), na sexta-feira, 17 de janeiro, na solenidade em que assinou a escritura de permuta da Mata dos Fróes, na sala de cinema do Centro de Convenções. 

Na oportunidade, Ferraresso também firmou a adesão de Serra Negra à parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ação, Ética e Cidadania, contratada para executar serviços de triagem, processamento e destinação de resíduos sólidos recicláveis ou reutilizáveis.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o contrato entre o Cisbra e a OSC prevê um período experimental de 90 dias, fase do projeto piloto, em que a coleta será feita, em Serra Negra, nas escolas de educação básica, a partir de 10 de fevereiro, quando os alunos retornam às aulas. 

A prefeitura pretende que, depois da introdução da coleta seletiva nas escolas, inclusive com orientações não somente às crianças, mas também aos familiares sobre a sua importância para o ambiente e comunidade em geral, ela seja estendida para toda a cidade num prazo de 30 dias.

As ações nas escolas municipais, explica a assessoria da prefeitura, têm como objetivo fazer com que as crianças se tornem agentes multiplicadores da iniciativa na população. "Todas as residências serão visitadas e receberão material informativo de como realizar a correta separação dos resíduos e os dias e horários de coleta", informa a assessoria. "A etapa visa conscientizar a população de todas as idades, crianças e adultos."

Na segunda fase do programa, um veículo passará nos bairros das cidades coletando os resíduos sólidos recicláveis. 

Caso o projeto se torne definitivo, terá a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 

Pelo contrato firmado, a prefeitura de Serra Negra não pagará diretamente pelo serviço e a OSC compromete-se a repassar ao Cisbra 5% sobre a receita líquida dos materiais vendidos. A escolha da OSC se deu por meio de um chamamento público realizado pelo Cisbra.

A OSC Ação Ética e Cidadania é uma associação sem fins lucrativos que, segundo informa, "tem o compromisso de desenvolver projetos e serviços que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e seu entorno". Entre os projetos que desenvolve está o da coleta, triagem e destinação de resíduos, em conjunto com a educação ambiental. 

"A coleta seletiva visa, prioritariamente, minimizar a quantidade de resíduos sólidos destinados incorretamente aos aterros sanitários, destinando-os de forma ambientalmente adequada a processos alternativos, como a reciclagem", explica a entidade. "Tem-se, desta forma, um prolongamento da vida útil dos aterros e o desenvolvimento do hábito da separação de materiais recicláveis, o que pode ser considerada uma educação ambiental não formal."





Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.