//CINEMA// Nesta 4ª-feira, o humor refinado de Tati

Cena de "Sparring por um Dia", com Jacques Tati

Três curtas-metragens de um dos mestres da comédia, o francês Jacques Tati, serão apresentados nesta quarta-feira, 11 de setembro, no Palácio Primavera (Praça Sesquicentenário), pelo Kanemo Cineclube. A sessão, com entrada e pipoca gratuitas, começa às 19h30 e é uma excelente oportunidade para o público serrano entrar em contato com o universo cinematográfico único de Tati.

Ator e diretor, Tati deixou um legado de poucos filmes: além dos curtas, "Carrossel da Esperança", "As Férias de Mr. Hulot", "Meu Tio", "Playtime", "Traffic" e "Parade", feito para a televisão.

Apesar disso, é reverenciado pela crítica e público como um dos mais importantes criadores do gênero comédia. O personagem que criou e desfila na maioria de seus filmes, Mr. Hulot, com seu andar peculiar, chapeuzinho, sobretudo, gravata borboleta, cachimbo, e um olhar curioso em todos os detalhes da vida cotidiana, integra a galeria dos clássicos imortais.

A sessão do Kanemo Cineclube vai exibir dois curtas-metragens anteriores a "Carrossel da Esperança", o longa que lançou Tati ao mundo: "Sparring por um Dia" ("Soigne ton Gaugle", 1936, 13 minutos) e "Escola de Carteiros" ("L'École des Facteurs"1947, 16 minutos) antecipam o humor visual extremamente refinado de Tati. O terceiro curta, "Curso Noturno" ("Cours du Soir", 1967, 30 minutos) apresenta algumas das melhores e insuperáveis características de Tati, como o seu poder de observação e seus dotes de mímico.



Comentários