//CIDADE// Cristo Redentor tem agora elevador e rampa



Inaugurado em 6 de julho de 1952, o monumento ao Cristo Redentor, uma das mais conhecidas atrações turísticas de Serra Negra, passou por uma revitalização, que será apresentada neste sábado, 21, às 16 horas. O evento faz parte da programação de aniversário da cidade, comemorado em 23 de setembro. Localizado a 1.080 metros, no Pico da Fonseca, com 17 metros de altura, o monumento passou por inúmeras intervenções ao longo do tempo e neste ano atinge um de seus mais significativos avanços: a acessibilidade, com a instalação de um elevador, e uma rampa para cadeirantes. Antes, só era possível alcançar o monumento subindo escadas.

O elevador, que tem o trajeto inclinado e passa ao lado da escada, comportará de três a quatro pessoas, especialmente cadeirantes, e terá um percurso de um minuto, em média, conta com todos os itens necessários para garantir a segurança do usuário. “O equipamento dispõe de trava de segurança e freio centrífugo. Caso venha a acontecer algum acidente com os cabos de aço, ele será travado”, informa Franklin George Crema, engenheiro-mecânico da empresa responsável pela instalação do elevador, que dispõe ainda de cabos reservas.

Além das obras de acessibilidade, o complexo turístico do Pico do Fonseca, que abrange além do Cristo Redentor, uma estação de embarque e desembarque do teleférico, restaurante e loja, passou por uma série de intervenções. Não só a estátua como todo o entorno receberam nova pintura. Foram instalados novos corrimões, mirante e gradil ao redor da estátua. O sistema de iluminação foi totalmente revitalizado.

Praça Ângelo Zanini 

A Praça Ângelo Zanini, um dos principais equipamentos de esportes e lazer da cidade, também passou por uma revitalização, que será inaugurada neste sábado, 21, às 14 horas. A praça, na área conhecida como Campo do Sete, foi inaugurada em 1979, na gestão do prefeito Jesus Chedid e passou por sucessivas mudanças ao longo do tempo. Uma das principais melhorias foi a instalação da cobertura da quadra poliesportiva, em 2003.

Neste ano foram realizadas a recuperação da cobertura, do portal de entrada e do alambrado externo da quadra, a modernização da iluminação, a troca de piso e a construção de vestiários masculino e feminino, além de depósito para materiais esportivos e banheiros com acessibilidade para cadeirantes.

Depois da cerimônia de inauguração da revitalização, a Secretaria de Esportes e Lazer promoverá uma série de competições comemorativas de futebol society feminino, masculino (sub 9 e sub 11), vôlei misto, caratê e apresentação de zumba.

A praça esportiva terá horário de abertura ao público estendido, funcionando diariamente, das 8 às 22 horas. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer vai utilizar o local para ministrar algumas de suas aulas e para a realização de eventos, em alguns dias da semana, nos períodos da manhã e da tarde. 

Nos horários liberados, o cidadão poderá usufruir do equipamento esportivo de forma gratuita, porém, a partir das 17 horas será necessária a retirada da "ordem" para formalização de agenda de uso do local, já que o fim da tarde e o período noturno são os horários mais disputados pelos atletas.

Comentários