//CRÔNICA// O que gosto e não gosto na cidade

A cidade, vista do terraço do meu apartamento

Carlos Motta

Cinco anos e alguns meses depois de me mudar para Serra Negra, deixando para trás uma vida de trabalho estressante em redações dos ditos "grandes" jornais, já dá para dizer que o ritmo do dia a dia se alterou completamente, assim como o relacionamento com outras pessoas e mesmo o entendimento do que é o mundo. O que me leva a pensar: será que o homem é capaz de mudar tanto?

Essa e outras questões são, porém, dignas de um tratado mais profundo, muito além da capacidade de um mero batucador de teclado - antigamente dizia-se "datilógrafo"... Quem sabe algum dia me volte inteiramente à minha consciência e busque em seu âmago respostas para tais dúvidas, respostas que certamente serão incompletas.

Por enquanto recolho-me à minha insignificância e me atenho a temas mais banais. Um deles, que creio de interesse para a coletividade na qual me intrometi, é destacar o que mais me agrada e desagrada nela.

Deixo claro que tal relação é trivial, lembranças impressionistas de experiências cotidianas. Um retrato de um cronista despreocupado, enfim.

A lista serve, entretanto, para que eu me situe numa sociedade que descubro um pouco mais a cada dia, com idiossincrasias que desconhecia, além de um ritmo próprio, anos-luz distante daquele que me guiou a maior parte de minha existência.

Ainda inconclusa, aí vai ela:

O que mais gosto em Serra Negra

@ Custo de vida mais baixo que o de cidades maiores;
@ Simpatia dos atendentes do comércio - garçons e caixas de supermercado, principalmente;
@ Variedade de queijos nas lojas da Rua Coronel Pedro Penteado;
@ O parque represa Dr. Jovino Silveira e a represa Santa Lídia;
@ Andar pela Rua Coronel Pedro Penteado;
@ Passear à noite a pé pelo Centro;
@ Tomar café com pão na chapa no Bar Santos;
@ Café de coador e o Café da Montanha;
@ Pizza do Chopp 40;
@ Sanduíche do Café do Barulho;
@ Salada do D'Jones;
@ Self service do Hotel Vitória Marchi;
@ A tranquilidade das praças;
@ A cidade vista do meu apartamento;
@ Encontrar e conversar com conhecidos na rua;
@ Pegar água nas fontes;
@ Respeito à faixa de pedestres;
@ O barulho dos pássaros de manhã, o pio das corujas à noite;
@ O silêncio na maior parte do dia;
@ A Banda Lira tocando na Praça João Zelante.

O que não gosto em Serra Negra

@ Televisão dos restaurantes ligada na Globo a qualquer hora;
@ Motoristas apressados/descuidados;
@ Restaurantes com cardápio praticamente igual;
@ Religiosidade excessiva;
@ Política ainda na base do coronelismo;
@ Desrespeito à faixa de pedestres;
@ 81% de votos no Demente do Planalto;
@ Votos de congratulações dos vereadores para as coisas mais triviais do planeta;
@ Food Trucks na Praça Sesquicentenário;
@ Multidão no Alto da Serra.

Claro que tem mais do que gosto e não gosto. Mas isso foi o que lembrei. E, para quem acha que fui injusto, preconceituoso ou apenas tolo, vale aquela máxima: "Gosto não se discute - lamenta-se."

Comentários

  1. Olha, moções estapafúrdias de vereadores, creio que em nenhum dos mais de 5 mil municípios é diferente. É dia do tico-tico no fubá, congratulações ao seu zé do clube de colecionadores de pena de pardal, nome da avó do colega para a ponte do córrego. Geral. Em São Paulo então...

    Uma coisa que estranho muito em SN é até hoje, em minhas (não muitas, ok) andanças pela cidade, não ter encontrado um supermercado de alto nível.

    Em Itapira e Águas temos o Rofatto (creio que em Itapira ainda outros), em Amparo o Guarani e o Daolio, mas em Serra vi apenas lojas mais simples, com um aspecto (e produtos) que não ornam com o porte da cidade e seu comércio sofisticado. Será que tenho andado pelas ruas erradas?

    E não entendi o "respeita mas não respeita" a faixa de pedestres. :-)

    Na região, creio que a campeã no respeito à faixa é Amparo (até as motos param!). Em SN é mezzo a mezzo?

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO COM VC PLENAMENTE....ADORO SERRA NEGRA , VIM DE SP QUE ADORO TB , MAS MUITAS COISAS TB ME INCOMODAM POR AQUI...: FOFOCAS....Ô POVO FOFOQUEIRO , SABEM DA VIDA DE TODO MUNDO .....

    CIDADE VIVE AINDA NO TEMPO DO CORONEALISMO....ALGUMAS FAMÍLIAS SÃO DONAS DA CIDADE E PODEM TUDO , PRINCIPALMENTE SE SÃO AMIGOS DO GESTOR....(ISSO NÃO MUDA NO BRASIL)

    ACHO QUE O ATENDIMENTO NAS LOJAS PRECISA MELHORAR , AS VENDEDORAS COM RARAS EXCEÇÕES , PARECEM QUE NÃO ESTÃO ALI PARA VENDER , PRECISARIAM DE UM TREINAMENTO......QUE PODERIA SER OFERECIDA PELA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL.....


    MUDANÇA DOS CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES ....TODOS MUITO PARECIDOS....

    ACOMODAÇÃO DOS LOJISTAS E USO DAS VAGAS NAS RUAS COM SEUS CARROS , O TURISTA QUER ESTACIONAR E ESTA CIDADE NÃO TEM VAGAS PARA NADA , COM A REFORMA QUE FIZERAM NA CORONEL ALGUNS ANOS ATRAS , FICOU MUITO DIFICIL DE ESTACIONAR , PERDEMOS MUITAS VAGAS E A REFORMA NÃO LEVOU A NADA....

    QUALQUER DATA A SER COMEMORADA VIRA PALANQUE DE POLÍTICOS......


    SERRA NEGRA TEM POTENCIAL PARA SER UMA LINDA CIDADE TURÍSTICA , SÓ FALTA GESTOR COMPETENTE E QUE QUEIRA O BEM DA CIDADE E DO POVO......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.