//CIDADE// Como a arte e a cultura podem ajudar Serra Negra?

O Serra Negra na Roda, programa produzido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, vai debater nesta semana como a arte e a cultura podem ajudar a desenvolver o turismo da cidade. A transmissão, ao vivo, será nesta quarta-feira, 12 de agosto, às 20 horas, pela página do PT de Serra Negra no Facebook. 

O programa é apresentado pela jornalista Salete Silva e terá como convidados Claudio Fernando Lugli, Renata Santos Pinheiro e Cintia Marilia Santos Bertini.

Claudio é contador por profissão, "músico por devoção", como diz, violonista do grupo O Realejo e presidente da Banda Lira, onde também atua, como trompetista.

Renata é professora de teclado, deu aulas de iniciação musical em EMEBs de Serra Negra e de musicalização em Amparo, foi regente do coral do Educandário Nossa Senhora Aparecida, do coral infantil do Colégio Tema, de Amparo, e do coro juvenil do Colégio Reino. É educadora de canto coral do Projeto Guri desde 2011, regente dos corais da Casa Dia e da Melhor Idade, em Serra Negra, do coral do CAPS de Serra Negra e preparadora vocal e professora de teclado da Escola Talento Oficina de Artes.

Cintia é formada em comunicação social (rádio e televisão), pela Unimonte, de Santos, compôs a equipe do Festival Curta Santos por três anos, trabalhou por mais três anos no também festival de curtas-metragens Kugoma, em Maputo, capital moçambicana, onde também atuou na Televisão Independente de Moçambique. Naquele país africano também trabalhou como editora de conteúdos e assistente de produção na empresa Maocha's, onde produziu peças publicitárias e vídeos musicais. De volta a Serra Negra deu início ao projeto Kanemo Cineclube, que no ano passado levou mostras gratuitas de filmes independentes, no Palácio Primavera. Atualmente compõe o Conselho Municipal de Políticas Culturais representando o setor de artes visuais.

O  Serra Negra na Roda dá continuidade, em formato digital, ao projeto Roda de Conversa, da Casa da Cultura e Cidadania, que foi interrompido pela pandemia do covid-19, depois de duas edições, nas quais debateu o papel da mulher no município e o fenômeno das fake news.

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari é mantida pelo diretório local do PT e foi criada para se tornar um centro de debates para o desenvolvimento da cidade e de incentivo às artes e cultura. 

Na terça-feira, 18 de agosto, o Serra Negra na Roda vai receber o professor Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos mais importantes economistas do país, que falará, entre outros temas, sobre o impacto da reforma tributária pretendida pelo governo federal na classe média e pequenos e médios empresários.

Comentários