//SAÚDE// Quem vem do Exterior deve ficar em isolamento


A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra recomenda as mesmas regras impostas pelo Ministério da Saúde aos serranos que estavam ou estão no exterior e que retornaram à cidade nestes dias ou retornarão nos próximos dias.

Quem chegar de viagem sem sintomas deve ficar sete dias em isolamento domiciliar. Quem retornar do exterior com sintomas deve permanecer em isolamento em casa por 14 dias.

Dependendo do sintoma é necessário procurar uma das unidades de saúde do município. Nos casos mais graves, é necessário recorrer ao atendimento do Hospital Santa Rosa de Lima, orienta a secretária municipal de saúde, Teresa Cristina Cesar Fernandes.

A Vigilância Epidemiológica de Serra Negra e o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas vão tentar monitorar as pessoas que retornam do exterior a Serra Negra nos grupos de turistas, mas a secretária ressalva que não haverá busca ativa de pessoas.

Os cidadãos, ela ressalta, têm de se conscientizar da importância do resguardo recomendado pelo Ministério da Saúde para o melhor controle da pandemia de coronavírus.

“Depende da conscientização delas, mas vamos orientando cada caso conforme a necessidade”, explica.

O Serra Negra Esporte Clube também adotou regras para os alunos que estão retornando de viagens de outros países.

Segundo orientações internas do clube divulgadas aos associados pelos professores, os alunos que retornam de viagem devem respeitar as orientações do Ministério da Saúde que prevê até 14 dias de isolamento antes do retorno às atividades do clube.  



Idosos

As atividades do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) estão suspensas a partir desta segunda-feira, 16 de março. O projeto de acolhimento de idosos “Casa Dia”, realizado no Recanto São Francisco, também terá as atividades suspensas.

“Infelizmente, devido à pandemia do novo coronavírus, confirmada pela Organização Mundial de Saúde, seguimos as orientações tanto da OMS quanto do Ministério da Saúde e decidimos suspender todas as atividades no município que envolvam aglomerações de pessoas, especialmente envolvendo os idosos, que estão no grupo de risco e precisam se prevenir. É uma medida drástica, mas que se faz necessária nesse momento para não sofrermos lá na frente. Contamos muito com o apoio e a compreensão de todos os familiares neste momento difícil que atravessaremos, mas que vamos superar”, disse o vice-prefeito, Rodrigo Magaldi, ao anunciar a medida.

Também os encontros  do Grupo Respire Fundo, do Programa Municipal de Controle do Tabagismo foram suspensos, por 15 dias - depois dessa data haverá revisão da decisão.

Pacientes que já iniciaram o tratamento medicamentoso podem retirar os insumos farmacêuticos para dar continuidade. Eles serão atendidos de forma individual pelo farmacêutico.


Comentários